O que olhar no carro antes de viajar?

seguro carro cuidados

Vai chegando o mês de férias das crianças, ou até mesmo o seu, e o plano é pegar a estrada. Mas, é preciso atentar para uma questão importante: O que olhar no carro antes de viajar?

Saiba que independente da distância, viagens curtas ou longas, seu veículo precisa passar por uma revisão. Isso servirá para evitar problemas, como também garantir a segurança de todos a bordo.

Pensando no seu bem-estar e na possibilidade de fazer uma viagem inesquecível, resolvi fazer uma listagem com os principais itens que precisam ser checados. Continue a leitura e acompanhe comigo tudo o que você precisa verificar no seu carro antes de viajar!

 

Itens a verificar antes de pegar a estrada

Você sabe: Um carro é composto de inúmeros itens, são peças que precisam ser substituídas regularmente, seja por estarem desgastadas, ou simplesmente porque não funcionam bem depois de um certo tempo de uso.

Logo, uma lista como esta poderia ser extremamente longa, mas, vou me deter a listar os itens mais básicos e que costumam apresentar problemas com maior frequência.

Confira a seguir o que precisa olhar no carro antes de pegar a estrada!

 

Verificar o óleo do motor

Certamente que a verificação do óleo do motor do seu carro é um dos itens que deve ser analisado, e o bom disso, é que é uma tarefa muito simples de ser executada.

Saiba que o óleo acima da medida ou abaixo dela é capaz de trazer problemas para o seu veículo. Por exemplo, óleo baixo impedirá uma boa lubrificação do motor, o que por consequência poderá danificá-lo.

É essencial que você verifique o óleo no momento em que o motor esteja quente. E isso é muito simples de fazer: Ligue o carro e deixe-o funcionando por alguns minutos, depois é só retirar a vareta e fazer a verificação do nível do óleo.

Caso verifique o nível de óleo abaixo do indicado, é necessário levar o veículo a uma oficina de carro para substituição do óleo.

 

Verificar o fluido da transmissão

Esta é uma tarefa que muitas vezes passa despercebida por quem quer pegar a estrada. Mas, entenda que verificar o fluido de transmissão permitirá que você cuide de todas as engrenagens do seu veículo.

Isso porque, é esse fluido quem garante o bom funcionamento dessas engrenagens. Para verificar, basta apenas localizar a vareta de transmissão e realizar o procedimento igual ao da verificação de óleo.

A ideia é garantir que no fluido não exista resíduos de metais ou qualquer outra impureza. Caso encontre, deverá levar o carro urgentemente a uma mecânica de veículos.

 

Verificar os pneus (inclusive o estepe)

A revisão dos pneus é básica e implica em descobrir se existem bolhas, se há desgastes em alguma das extremidades, e se a calibragem está de acordo com a estabelecida no manual do proprietário.

Saiba que a existência de bolhas no pneu significa que o mesmo já está comprometido, o que poderá ocasionar uma explosão com consequências terríveis.

Observe também que a alta ou baixa calibragem poderá deixar o seu carro sem a estabilidade necessária, além do que é possível que se aumente o gasto de combustível.

Além de comprometer a segurança especialmente em momentos de chuva, pneus desgastados nas laterais ou na banda de rodagem, pode gerar multa. Por isso, fica o alerta para total atenção aos pneus, inclusive o estepe.

 

Verificar o balanceamento e alinhamento

Se você sente muita vibração enquanto está dirigindo em alta velocidade, ou percebe que o carro está sendo puxado para esquerda ou direita enquanto o conduz, então isso indica problemas no balanceamento e alinhamento do veículo.

Isso pode comprometer a segurança de todos a bordo. Caso esteja vendo esses sinais, é interessante levar a uma oficina mecânica para realizar o alinhamento e balanceamento.

Lembre-se que rodas desbalanceadas podem comprometer os pneus, levando ao desgaste em um prazo bem menor do que o estabelecido pelo fabricante.

 

Verificar o filtro de ar

Certamente que o filtro de ar você deve olhar no carro antes de pegar a estrada. Isto pode garantir o bom desenvolvimento do veículo na estrada, além de impedir que haja gastos extras.

Então, o que você deve fazer é localizar onde está o filtro e retirá-lo para uma inspeção minuciosa. A ideia é verificar se existem sujeiras no filtro, o que pode comprometer o consumo do veículo.

 

Verificar a suspensão do carro

O sistema de suspensão do carro é amplo e complexo, mas você poderá verificar antes de viajar, e exatamente quando estiver trafegando com o veículo nas ruas de sua cidade.

Tente perceber se existem barulhos, rangidos, ou qualquer som que possa indicar a existência de uma peça frouxa, especialmente nas proximidades dos pneus.

O sistema de suspensão comprometido poderá sofrer desgaste e ter um tempo de vida útil bem abaixo do previsto pelo fabricante.

Além disso pode implicar em comprometimento da segurança do veículo e das pessoas a bordo, como também influir negativamente no consumo do carro.

 

Verificar o sistema elétrico

Comece verificando o sistema elétrico externo e interno do seu carro antes de sair. Faça testes com os faróis e as lanternas. Também verifique o pisca-pisca.

Internamente, verifique o painel para constatar que as luzes indicativas estão funcionando normalmente.

Saiba que a exigência de está funcionando o sistema elétrico perfeitamente, especialmente no que diz respeito as luzes externas do carro, não se aplica apenas para quem vai viajar de férias à noite.

Saiba que luzes queimadas pode gerar uma multa conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

 

Ferramentas e equipamentos de reparo

Se certifique de que o carro está com todas as ferramentas e equipamentos básicos de reparo, como por exemplo, o triângulo de segurança, a chave de roda e o macaco.

Esses itens são obrigatórios não só porque você poderá utilizá-los em um momento de parada, como para trocar um pneu furado, como também para garantir a segurança dos ocupantes do carro e de terceiros.

Olhar o carro antes de viajar não é apenas um cuidado pessoal, mas sim, uma obrigação de qualquer motorista que pretende viajar pegando a estrada.

A ideia é garantia a segurança de todos, tanto de quem está a bordo como de outras pessoas que irão trafegar pelas mesmas vias.

 

E não esqueça que você pode alugar um carro ⇗ com facilidade, caso o seu esteja com algum problema que demande tempo para resolver.

 

Fica a dica!