Locais turísticos em Porto Alegre para Ir de carro

visitar porto alegre

Está de viagem marcada para a capital gaúcha? Então certamente vale muito a pena pegar o carro e andar pelas vias da cidade conhecendo tudo de bom que a cidade tem para mostrar aos turistas! Conheça agora os locais turísticos em Porto Alegre para conhecer de carro com a família!

 

Atrações turísticas em Porto Alegre para ir de carro

A cidade de Porto Alegre é grande e movimentada. Certamente que a utilização de outros meios de transporte poderá não atender exatamente as suas necessidades, nem te dar autonomia para criar e modificar (se for o caso) o seu roteiro pela cidade.

Na sequência você encontrará uma lista de 7 atrações turísticas de Porto Alegre que foram selecionadas para conhecê-las de carro, especialmente porque estão, relativamente, distantes uma das outras.

 

Andar de carro pela Borges de Medeiros e ver o Viaduto Otávio Rocha

Ao dia é possível conhecer um dos principais cenários da capital gaúcha: o viaduto Otávio Rocha. De carro, você poderá percorrer pela Av. Borges de Medeiros e a Duque de Caxias.

Não estranhe o estado em que está a estrutura local, afinal ali é ponto de passagens de centenas de pessoas e carros. Apesar disso, você perceberá que o local vale muito uma visita.

Certamente que o destaque é a engenhosa e bela arquitetura dos arcos do viaduto em conjunto com a paisagem humana da cidade de Porto Alegre.

A sugestão é que evite andar por ali durante o período da noite, mesmo estando de carro. Infelizmente há relatos de certas abordagens.

 

Ir de carro para a Feira de Antiguidades Brique da Redenção

O local turístico que citei anteriormente é próximo ao Centro Histórico, então você pode juntar as duas atrações. Porém, o Brique da Redenção é um tanto distante desse centro e o ideal é ir de carro.

A feira Brique da Redenção funciona sempre aos domingos. Por lá você encontra muitas quinquilharias expostas em dezenas de bancas de ambulantes. Mas, não é somente isso: você também encontrará muitas peças artesanais, além de roupas e comidas locais e regionais.

Certamente que esta feira deve ser um programa para quem está visitando Porto Alegre. Saiba que ela foi transformada em Patrimônio Cultural do Estado.

O ideal é ir de carro pela manhã. A feira tem entrada grátis e é a céu aberto. O funcionamento é a partir das 9 horas e se estende até as 17 horas.

 

Conhecer um pouco de História na Usina do Gasômetro

Um tanto afastada da feira do Brique da Redenção e até mesmo do Centro Histórico, está a Usina do Gasômetro. Ali funcionava uma usina que utilizava o carvão mineral. Devido a distância, é essencial ir de carro.

Atualmente a usina está desativada, mas é r para ao público para visitas. Isso porque no local encontra-se um teatro e um cinema. Comumente são encontradas por lá ações culturais sob a organização da Prefeitura.

A usina funciona em horário comercial e a entrada é grátis.

 

Conhecer o Mercado Público da cidade

Quem gosta de feira popular e de unir isto com história e uma boa dose de bela arquitetura, então o mercado de Porto Alegre é essencial para isso.

Indo de carro, certamente é uma ótima ideia especialmente se deseja adquirir muitos dos variados produtos locais, regionais e internacionais oferecidos no local.

O maravilhoso prédio que abriga o mercado público data de 1869 e se tornou um patrimônio da história de Porto Alegre e de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Com entrada grátis, você poderá percorrer por entre dezenas de bancas que oferecem frutas e verduras, carnes variadas e muita comida. É aconselhável parar o carro no estacionamento e deliciar a culinária local.

O Mercado Público de Porto Alegre fecha as domingos, mas nos demais dias semana abre a partir das 7:30h.

 

Passear pelos atrativos e ruas do Centro Históricos

Citei tantas vezes o Centro Histórico de Porto Alegre, e certamente este não deve passar batido para quem quer conhecer de carro locais turísticos da capital gaúcha.

Ali você entrará em contato com muita história. Por exemplo, será remetido para o que aconteceu no século XVIII, especialmente ao conhecer os casarões inaugurados no longínquo ano de 1769!

Passeie pelas ruas antigas de carro e vez por outra dê uma paradinha e entre em alguns prédios que merecem uma visita in loco.

O Centro Histórico é um bairro e, portanto, está aberto o dia todo. No entanto, minha sugestão é que comece seu passeio de carro na parte da manhã. Assim, terá o dia inteiro para conhecer tudo sem pressa.

 

Contemplar o pôr do sol na Orla Guaíba

Ao final da tarde vá até a Guaíba, na orla, para contemplar o belíssimo por do sol. Sem dúvida alguma, este é um local de contato com a natureza que te energizará para mais passeios em Porto Alegre.

Certamente que o lago da Guaíba é um ponto de encontro de nativos e de turistas. Por isso, se tornou um dos grandes atrativos turísticos em Porto Alegre para conhecer de carro!

Vale destacar que você poderá conciliar a visita a Usina do Gasômetro com o pôr do sol no Guaíba.

O local é aberto ao público e você encontrará algumas banquinhas comercializando comidas rápidas. É, portanto, um local para lanchar com a família e os amigos.

 

Passear pelo Parque Harmonia

Já na Cidade Baixa você encontrará o Parque Harmonia, excelente para chegar de carro e usufruir de um amplo espaço recreativo, além de estar em contato bem aproximado com a cultura gaúcha.

A ideia do parque é replicar a Estância Gaúcha, então por lá você deverá encontrar muitos nativos e também visitantes curiosos pelas belezas locais e a cultura.

Todas as pessoas conhecem esse atrativo turístico em Porto Alegre pelo nome de Parque Harmonia (justamente por replicar a Estância citada), mas seu nome oficial é Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

Vamos aumentar essa lista? A ideia é a seguinte: se você é morador de Porto Alegre ou é de fora mas já conheceu a cidade, então indique atrações turísticas que são melhores se conhecidas de carro! Combinado?